Alex Oliveira - Personal Trainer

Minha foto
Vitória, Epírito Santo, Brazil
Professor de Educação Física formado em 2007 pela Faculdade Unisant'anna - São Paulo. Atuando na área de Musculação e Personal Trainer.

domingo, 5 de maio de 2013

Deitar de lado ou de bruços? Qual é a melhor maneira de dormir?

Deitar corretamente protege a coluna vertebral e a previne de dores       

Deitar corretamente protege a coluna vertebral e a previne de dores
          
A coluna vertebral é a responsável pela sustentação, mobilidade e agilidade da estrutura corporal. Ou seja, para qualquer corredor ou triatleta a saúde dessa parte do corpo acaba se tornando tão importante quanto um bom condicionamento físico e muscular.

Por isso, o Webrun preparou uma séria de reportagens sobre como cuidar e fortalecer essa estrutura. A primeira trata sobre a importância de uma boa noite de sono e como se posicionar na hora de colocar a cabeça no travesseiro e descansar.

“Quando você deita, a coluna muda de posição, então as posições para dormir tentam colocar a coluna em uma posição normal”, explica Alexandre Elias, médico especialista em cirurgia de coluna vertebral da Universidade Federal do Estado de São Paulo.

O médico ainda ressalta que outro bom conselho a seguir é o bom senso. “Não é porque você passou a vida toda dormindo de certa maneira sem sentir dor que agora há a necessidade de mudança”, afirma.

Veja a seguir três maneiras que podem ajudar a diminuir e até prevenir a dor na região lombar na hora de dormir.

Deitar de lado- Essa é a maneira mais saudável de descansar a coluna. Veja o que pode ser feito para evitar dores.

Arte: Paulo Alexandre/ Webrun.com.br



Deitar de barriga para cima- Com um travesseiro, essa posição pode ser ainda mais saudável para a coluna.

Arte: Paulo Alexandre/ Webrun.com.br



Deitar de bruços- Apesar de não ser uma posição muito indicada, é possível proteger a coluna para um sono mais agradável.

Arte: Paulo Alexandre/ Webrun.com.br

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hidratação com água muito gelada ou quente demais pode contribuir para quebras

  

A água é um dos elementos mais essenciais para qualquer atividade que o nosso corpo realiza. Para respirar, por exemplo, nosso organismo consome diariamente cerca de 100 mililitros desse líquido.

Para quem pratica atividades físicas, como no caso de corredores e triatletas, essa relação pode ser ainda maior, principalmente durante treinos e competições. Além disso, quando o corpo realiza alguma contração muscular, como a impulsão para um sprint final, energia térmica é gerada, aumentando a temperatura corporal. E outra função da água é de ajudar a termorregulação corporal.

Para entender melhor como a água funciona em nosso organismo, o Webrun preparou um infográfico mostrando que nem sempre água gelada traz benefícios para quem está correndo.

A importância da hidratação- Veja como a água reage no nosso organismo.

Design: Paulo Nagahama/ Webrun.com.br


Água gelada é sinal de perigo- Mesmo sendo refrescante, a água gelada nem sempre é benéfica durante a prática do exercício físico.

Design: Paulo Nagahama/ Webrun.com.br


Os perigos da água quente- Ingerir água ou isotônicos quentes pode causar uma quebra inesperada.

Design: Paulo Nagahama/ Webrun.com.br